Alemanha

Uma boa notícia: viajar pela Alemanha é relativamente barato. O país é um dos mais econômicos da Europa Ocidental, inclusive a capital, Berlim, uma das cidades mais interessantes do mundo. O período entre maio e setembro tem temperaturas mais amenas, mas basta o inverno chegar para você começar a passar frio: termômetros entre +5 e -5 graus.

A Alemanha tem muito o que oferecer aos turistas além de ricas metrópoles como Berlim: lindas paisagens, castelos e cidadezinhas adoráveis, muitas das quais foram mais preservadas dos horrores da guerra. Talvez seja o país mais marcante na história do continente europeu. Repleta de contrastes, mescla o medieval com o moderno, a música clássica com o techno, vilarejos típicos com grandes metrópoles.

Tem um roteiro turístico particularmente interessante: a Rota Romântica, que começa na cidade de Würzburg, passando por castelos, vinhedos e paisagens de cinema, e vai até Füssen, quase na fronteira com a Áustria, cobrindo 350km.

Além destas, são muitas as cidades que merecem uma visita: Colônia, cidade da catedral que abrigou a população enquanto era bombardeada; Wittenberg, terra de Martinho Lutero, berço do protestantismo; Berlim, a capital, centro de duas guerras mundiais e que tem em cada esquina um pouco da história do país.