Escandinávia

Terra dos Vikings, Fiordes, museus, gastronomia e simpatia, ao Norte da Europa a Escandinávia é formada por alguns dos países mais desenvolvidos do mundo: Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia e Islândia. Conhecidos pelo frio que permanece durante quase o ano todo, os países nórdicos estão na lista dos preferidos de quem gosta de baixas temperaturas.

Não existe melhor época para visitar a Escandinávia: para um povo que vive quase oito meses do ano trancado dentro de casa, sob frio, neve e escuridão, a chegada do verão é motivo para bastante comemoração. Com um charme adicional: noites que parecem dias.

Nesta época do ano não faltam festivais e feiras ao ar livre. O Water Festival (Festival das Águas), que acontece na segunda semana de agosto em Estocolmo, é considerado um dos melhores da Europa, com atrações e gincanas divertidas e esquisitas, como construir uma embarcação com caixa de leite reciclável e usá-la em uma competição aquática.

O turista é sempre um convidado para participar das atividades, ainda que não fale sueco – o ensino obrigatório fez com que praticamente todos falem o inglês. Vale a pena gastar um dia ou dois para conhecer algumas das 24 mil ilhas que compõem o arquipélago de Estocolmo, e saber por que a cidade é conhecida como a “Veneza do Norte”.