Conhecer Roma é mais que uma experiência única para cristãos, é vivenciar a história mundial e conhecer estilos arquitetônicos que estão estampados nas construções da capital e principalmente nas maiores igrejas da cidade, conhecidas como “igrejas papais” ou basílicas maiores (patriarcais).

wallpaper-2981271

Basilica di Santa Maria Maggiore – Santa Maria Maior

Santa_Maria_Maggiore_Roma

Essa é uma das quatro maiores basílicas de Roma e considerada a maior igreja dedicada à Virgem Maria na cidade. Ela foi construída em meados do século IV por ordem do Papa Libério que, segundo a lenda, teve uma visão de Nossa Senhora dando as instruções para a construção do templo.

A basílica apresenta estilos arquitetônicos diversos, desde o paleocristão até o barroco. O campanário, alguns mosaicos e o chão de mármore do período medieval foram conservados mesmo depois da reforma pela qual ela passou durante o século XVIII.

Santa Maria Maggiore se destaca principalmente pelas partes internas e externas que fazem referência a diversos períodos da história. Ela é formada pelas etapas mais importantes da arte cristã em Roma.

WofI_150526_0508-HDR-copy

Basilica San Giovanni in Laterano – São João de Latrão

basilica-sao-joao-em-latrao

Apesar da Basílica de São Pedro ser uma das mais conhecidas e visitadas igrejas de Roma, São João de Latrão é a única que pode ser considerada catedral, já que ela é a cátedra do bispo de Roma, o Papa.

Ela foi a primeira das quatro basílicas papais a ser construída e é dedicada a dois santos: São João Batista e São João Evangelista, apóstolo de Cristo e autor do evangelho.

Ela foi construída em cima do quartel da cavalaria do imperador Septímio Severo e, posteriormente, no século I d.C., foi construído um palácio chamado “Laterano”, sobrenome da família proprietária. Tempos depois, Constantino cedeu o palácio ao bispo de Roma para servir de casa, onde foi construída a basílica.

Ela fica a poucos quilômetros do Coliseu, das Termas de Caracalla e da Via Ápia, sendo uma das principais atrações para quem deseja conhecer a história de Roma.