Destinos

Curiosidades sobre a Islândia

Por admin em 23 de março de 2018

 

Conheça um dos países mais isolados, incríveis e com uma rica cultura do mundo.

A Islândia é um país nórdico insular europeu situado no oceano Atlântico Norte. O seu território abrange a ilha homônima e algumas pequenas ilhas, localizadas entre a Europa continental e a Groenlândia.

Com uma pequena população de aproximadamente 335 mil habitantes, o diferente país apresenta algumas curiosidades interessantes. Conheça:

Vulcão impronunciável

islandia

Em 2010, o vulcão Eyjafjallajökull entrou em erupção e expeliu tanta fumaça que acabou fechando o espaço aéreo de diversos países europeus e provocou o cancelamento de 100 mil voos.

Um fato curioso da época foi que durante o acontecimento, poucos jornalistas se arriscaram em tentar pronunciar o complicado nome do vulcão da Islândia.

Noite clara

islandia

A Islândia está às margens do Círculo Polar Ártico e assim como qualquer lugar de altas latitudes, os dias são mais longos no verão e as noites intermináveis no inverno.

Em meados de junho na ilha, o sol se põe após a meia-noite e não demora muito tempo a nascer – costuma a dar o ar da graça novamente três horas depois.

Água quente

islandia

Não somente pelas baixas temperaturas, mas a água quente é um padrão no país devido às fontes de águas termais, que se espalham por toda ilha. Por isso, os spas, lagoas e piscinas aquecidas são extremamente comuns na ilha.

Devido ao seu potencial energético, toda a eletricidade do país vem de fontes renováveis.

Eurocopa 2016

O país ganhou repercussão mundial na Eurocopa de 2016 disputada na França, principalmente por sua surpreendente campanha, quando chegou até as quartas de final, perdendo para os donos da casa, depois de ter eliminado a poderosa Inglaterra.

Durante a última partida da fase de grupos, contra a Áustria, cerca de 3% da população do país estava dentro do estádio.

Copa do Mundo 2018

islandia

Pela primeira vez na história, o país nórdico jogará uma Copa do Mundo. Inclusive, é o país com a menor população em todas as 21 edições (contando com a da Rússia) a jogar o Mundial. A Islândia está no Grupo D com Argentina, Croácia e Nigéria.

A paixão do país pelo esporte é tão grande, que a população está em êxtase com a oportunidade de disputar uma Copa do Mundo. Isso se reflete nos números dos ingressos, pois os islandeses solicitaram cerca de 60 mil ingressos, quase 20% da sua população demonstrou interesse de ir às partidas.