Viajar para a Itália é realmente um sonho, porém a terra da bota tem muito mais a oferecer do que as famosas cidades de Milão e Roma.

Cada região da Itália possui uma peculiaridade diferente e uma beleza cultural única. Portanto, se você estiver planejando uma viagem até o famoso país, que tal algumas dicas de cidades que não podem faltar para o seu roteiro?

Florença

Florença é uma cidade imperdível para se visitar, a começar pelo cardápio cultural, principalmente a famosa estátua de Davi esculpida por Michelangelo. Por ter sido o centro do Renascimento Italiano a cidade possui diversas atividades culturais bem bacanas.

Portanto, se você é um dos admiradores da arte, um passeio pela Galleria degli Uffizzi deixará você encantado, lá é possível encontrar obras de Botticelli, Giotto e Leonardo da Vinci.

Porém, não se engane, Florença também é cheia de lojinhas charmosas de roupas, acessórios, sapatos e casacos. Além disso, a culinária da cidade é sensacional, principalmente se você optar por algo como queijo trufado ou bisteca fiorentina.

Florence edit-xlarge

San Gimignano

Localizada na região da Toscana, muito próxima a Florença por sinal, essa pequena cidade medieval tem um charme único e possui um amanhecer e anoitecer bastante encantador.

Apesar de ser uma cidade medieval, com atrações históricas como o Museu da Inquisição, a cidade carrega um ar bem romântico e encantador. Cheia de vielas, pequenas vinícolas, belíssimos restaurantes e dona do “melhor sorvete do mundo” comprovado mundialmente pelas competições ganhas por seu fabricante. Inclusive, a sorveteria tem uma elegância e um aconchego incomparável.

Por ser uma cidade pequena, é comum andar muito de bicicleta por toda sua extensão. Por isso, se você curte pedalar, pode descer a cidade toda em direção às fazendas ao redor e ver de perto a produção de queijos e vinhos. Sem contar os campos de girassóis, que são belíssimos.

san-gimignano-8

Norcia

Outra pequena cidadezinha, porém encantadora, Norcia merece um ou dois dias na sua viagem até a Itália. Por ser uma cidade realmente pequena, não há estação de trem, por isso é preciso pegar um ônibus ou alugar um carro. Mas Norcia é tão encantadora que compensa cada minuto da visita.

Um dos motivos para visitar a cidadezinha é muito delicioso. Norcia é a capital oficial das trufas negras, e é possível reservar um passeio para ir encontrá-las acompanhado de cães farejadores. Essa busca acontece nas colinas em torno da cidade, o que proporciona uma vista encantadora do vale de Norcia.

Além disso, Norcia é uma cidade quase que sagrada, pois ali nasceu São Bento e sua irmã Escolástica. Ele foi o fundador da Ordem dos Beneditinos. Por isso, vale a pena conhecer essa parte mais religiosa da cidade.

norcia
É possível se encantar por cada pedacinho da Itália. Apesar das cidades mais famosas serem extremamente belas e encantadoras, o interior do país também merece uma atenção especial, pois é cercado de belas paisagens, histórias e uma culinária de tirar o chapéu.