Dicas

Dicas para viajar de trem na Europa

Por admin em 20 de abril de 2018

O trem é o meio mais rápido e eficiente para viagens de curta duração, além de charmoso e aconchegante.

Uma das grandes vantagens de se viajar de trem no continente europeu é a diminuição, quase que total, das burocracias que envolvem as viagens de avião. Nos deslocamentos sobre trilhos, você não precisa fazer check in, basta apenas comprar passagem, pegar sua bagagem e ir até o seu destino.

Quais são as dicas?

Cuidado com a distância

Fique atento para onde você deseja ir. Na hora de cobrir grandes distância, o trem não é muito vantajoso. Passar 10 horas num trem podem ser ainda mais desgastantes do que o mesmo período no avião.

Pesquise

Como as viagens costumam ser curtas, você pode fazer algumas escalas e conhecer ainda mais lugares durante sua estadia na Europa.

O lugar para você destrinchar sua viagem pelo continente é no site da Deutsche Bahn. A plataforma oferece o melhor banco de dados sobre as ferrovias de toda a Europa. Dessa forma, você pode pesquisar e planejar horários e locais de saída e chegada.

Tem espaço para as malas?

No trem europeu você não despacha as malas e na grande maioria não há limite máximo de peso. Porém, a limitação está justamente no tamanho da bagagem, pois os compartimentos disponíveis não são lá tão grandes.

As malas maiores devem ser colocadas nas prateleiras que se encontram na entrada dos vagões, mas se elas já estiverem ocupadas, você vai ter que fazer uma força para colocar no compartimento acima do seu assento.

Procure viajar com uma mala de quatro rodinhas tamanho M (65 centímetros de altura, em pé). Esse tamanho é ideal para você colocar tudo que precisar, bem como irá caber em qualquer um dos compartimentos.

trem

Existem diferentes classes igual nos aviões?

A segunda classe é equivalente à classe econômica dos aviões, só que, com exceção dos trens muito antigos, é bem mais confortável que a categoria dos aviões.

Já a primeira classe possui assentos mais confortáveis e com um pouco mais de espaço, além de menor disputa para guardar as malas nos espaços destinados a elas.

Com quanto tempo de antecedência deve-se chegar na estação?

Na grande maioria dos trens pela Europa, basta apenas estar na plataforma 5 ou 10 minutos antes da partida. Porém, não se atrase, pois os trens são muito pontuais e dificilmente sairão atrasados.

Porém, se você for viajar pelo Eurostar, você precisará passar pela imigração, pois o Reino Unido não faz parte do Espaço Schengen. O mesmo acontece com os trens AVE espanhóis, que passam as bagagens pelo raio-x. Nesses casos, é importante chegar com 1 hora de antecedência.

E as conexões?

Quando for montar seu itinerário, irá perceber que, se você desejar fazer conexões, os horários serão muito apertados, com conexões de 5 minutos de espera. Não estranhe, isso é normal, visto que a malha ferroviária europeia é montada com a máxima conectividade possível.

Por isso, faltando apenas 10 a 5 minutos para a sua parada, levante, pegue sua bagagem e vá em direção a saída mais próxima.

Conseguimos esclarecer algumas dúvidas? Esperamos que sim! Então na sua próxima viagem à Europa já sabe o que fazer para aproveitar melhor o tempo e economizar dinheiro.