Para que sua primeira viagem de avião ocorra sem nenhum imprevisto, é importante saber tudo que é necessário, da aterrissagem até o pouso.

Passagem, documentações, bagagens, regras e mais regras… Como entender tudo isso logo na primeira viagem de avião? Fique calmo, a gente te ajuda a curtir sua viagem sem nenhum imprevisto.

viajar

Passagem

É possível comprar sua passagem de diversas formas: pela internet, por telefone, lojas de companhias aéreas ou direto na agência de viagens. Para emiti-la, é necessário RG e CPF e, na internet, é preciso ter cartão de crédito para efetuar a compra.

Os valores podem variar de acordo com a época do ano, por isso planejar com antecedência é fundamental.

Quais os documentos?

Voos nacionais

Para viagem em território nacional, é necessário apresentar um documento original com foto ou cópia autenticada. Além de precisar, obviamente, levar o cartão de embarque emitido após o check-in de acordo com a viagem que está prestes a realizar.

Voos internacionais

Para o exterior, é preciso um passaporte válido ou, para países do Mercosul, apenas o RG com uma foto recente. Vale ressaltar que, para esse tipo de viagem, a CNH não é um documento válido e o RG precisa ter no máximo 10 anos.

É importante, antes da viagem, consultar a empresa aérea se o destino é foco de alguma doença e se é necessário alguma vacina obrigatória. Além disso, é preciso saber sobre a exigência de visto no país de destino.

Crianças e adolescentes

Em voos nacionais, crianças com até 12 anos incompletos e adolescentes entre 12 e 18 anos devem apresentar, além do documento que comprove parentesco com o responsável, outro documento com foto.

Para voos internacionais, os pequenos devem apresentar passaporte ou outro documento de viagem válido. Nenhuma criança pode viajar desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial de ambos os pais.

viajar

Bagagem

Voos nacionais

Em média, cada passageiro (adulto ou criança) tem direito a despachar 23 kg de bagagem. Todo peso a mais será cobrado pela companhia.

Voos internacionais

O limite depende da companhia aérea. Se a empresa conferir por peça, cada passageiro tem direito a duas bagagens de até 32 kg cada. Se for por peso, cada passageiro pode transportar: 40kg na primeira classe, 30kg na intermediária, 20kg em classe econômica e 10 kg para crianças de colo, que não estejam ocupando assento.

Bagagem de mão

Voos nacionais

Não há custo adicional, mas você não pode ultrapassar 5 kg e somar mais que 115 cm em comprimento+altura+largura. A bagagem de mão deve ser pequena para caber no compartimento da aeronave.

Voos internacionais

As regras são as mesmas. A única diferença é que somente são permitidos líquidos, inclusive gel, pasta, creme ou aerossol, em frascos com capacidade de até 100 ml e em embalagem vedada de plástico.

Check-in

O check-in é obrigatório para todos os passageiros. É por ele que você recebe o cartão de embarque. No balcão da sua empresa aérea, você apresentará seu RG ou passaporte em caso de viagem internacional. Todos os procedimentos necessários serão realizado juntos à companhia aérea.

Pouso

Ao se aproximar do destino, a companhia aérea informará o local de chegada pelo alto-falante e dirigirá os passageiros até a esteira rolante com as bagagens. É preciso apresentar o comprovante, entregue no check in, para retirar as malas do aeroporto.

Não é tão complicado, não é mesmo? Basta seguir todas essas dicas e em caso de dúvidas consultar sua companhia aérea, bem como a agência responsável pela viagem.