México

A capital, Cidade do México, foi fundada no século XIV pelo Império Asteca com o nome de Tenochtitlán. Hoje é uma metrópole que atrai pessoas de diversas partes do mundo, seja por conta do seu passado histórico bem preservado e representado por inúmeros monumentos, museus e sítios arqueológicos, seja por conta da rica cultura do México que une o que há de mais moderno com as antigas tradições, como é o caso das comemorações do Dia de Los Muertos.

A contínua diminuição de exigências da imigração vem atraindo cada vez mais brasileiros, que em sua maioria tendem a se concentrar nos resorts caribenhos em Cancún, Isla Mujeres e Cozumel ou na relaxante Playa Del Carmen. Para quem tiver mais tempo, é imprescindível uma passagem por Acapulco, “a Miami mexicana”, ou a bela Los Cabos, com seus arcos de pedras surgindo do mar.

Se tudo isso não bastasse, a cozinha vai muito além dos pratos tex-mex que se popularizaram mundo afora, oferecendo uma vasta gama de ingredientes, formas de preparos e histórias que fizeram a UNESCO considerá-la como patrimônio cultural intangível.